undegraduate-thesis/sections/referencial-teorico.tex

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2024-02-05 19:56:57 +00:00
\section{Referencial Teórico}
\subsection{Usabilidade}
De acordo com Jakob Nielsen, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
\begin{itemize}
\item \textbf{Facilidade de Aprendizado:}
Um usuário deve ser capaz de aprender a utilizar o sistema de maneira fácil, evitando complicações.
\item \textbf{Eficiência:}
O sistema deve ser capaz de ser utilizado de forma eficiente, para que uma vez que o usuário aprender
a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade.
\item \textbf{Facilidade de memorização:}
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador
se recorde como usá-lo;
\item \textbf{Erros:}
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os utilizadores os cometam e, se o
cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer.
\item \textbf{Satisfação:}
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização.
\end{itemize}
\subsection{Microinterações}
Don Norman define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback
que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras.
Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp.
\begin{itemize}
\item \textbf{Gatilho:}
O gatilho para essa microinteração é quando o usuário toca no botão enviar após digitar uma mensagem.
\item \textbf{Regras:}
As regras para esta microinteração são que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres e não deve conter nenhum conteúdo proibido.
\item \textbf{Feedback:}
O feedback para esta microinteração é fornecido por meio de dicas visuais, como uma marca de seleção indicando que a mensagem foi enviada
com sucesso ou uma mensagem de erro se houve um problema no envio da mensagem.
\item \textbf{Loop:}
O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app.
\end{itemize}