From 469501a35d62a4efd17a93c9d7524726207cc427 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: =?UTF-8?q?Leonardo=20Mur=C3=A7a?= Date: Mon, 5 Feb 2024 16:56:57 -0300 Subject: [PATCH] Add referencial teorico --- main.tex | 1 + sections/referencial-teorico.tex | 52 ++++++++++++++++++++++++++++++++ 2 files changed, 53 insertions(+) create mode 100644 sections/referencial-teorico.tex diff --git a/main.tex b/main.tex index 785310c..a4e32b0 100644 --- a/main.tex +++ b/main.tex @@ -25,5 +25,6 @@ \end{abstract} \input{sections/introducao.tex} +\input{sections/referencial-teorico.tex} \end{document} diff --git a/sections/referencial-teorico.tex b/sections/referencial-teorico.tex new file mode 100644 index 0000000..9174d72 --- /dev/null +++ b/sections/referencial-teorico.tex @@ -0,0 +1,52 @@ +\section{Referencial Teórico} + +\subsection{Usabilidade} +De acordo com Jakob Nielsen, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface +de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de +usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação. + +\begin{itemize} + \item \textbf{Facilidade de Aprendizado:} + Um usuário deve ser capaz de aprender a utilizar o sistema de maneira fácil, evitando complicações. + + \item \textbf{Eficiência:} + O sistema deve ser capaz de ser utilizado de forma eficiente, para que uma vez que o usuário aprender + a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade. + + \item \textbf{Facilidade de memorização:} + O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador + se recorde como usá-lo; + + \item \textbf{Erros:} + O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os utilizadores os cometam e, se o + cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer. + + \item \textbf{Satisfação:} + O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização. +\end{itemize} + + +\subsection{Microinterações} +Don Norman define microinterações como interações pequenas e contidas que giram em torno de uma única tarefa. Essas +interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas +ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica. + +Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback +que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras. + +Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. + +\begin{itemize} + \item \textbf{Gatilho:} + O gatilho para essa microinteração é quando o usuário toca no botão enviar após digitar uma mensagem. + + \item \textbf{Regras:} + As regras para esta microinteração são que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres e não deve conter nenhum conteúdo proibido. + + \item \textbf{Feedback:} + O feedback para esta microinteração é fornecido por meio de dicas visuais, como uma marca de seleção indicando que a mensagem foi enviada + com sucesso ou uma mensagem de erro se houve um problema no envio da mensagem. + + \item \textbf{Loop:} + O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app. +\end{itemize} \ No newline at end of file