diff --git a/sections/introducao.tex b/sections/introducao.tex index ab03dab..1bc33d2 100644 --- a/sections/introducao.tex +++ b/sections/introducao.tex @@ -2,7 +2,7 @@ A pandemia da COVID-19 trouxe diversos problemas para a socidade em que vivemos, em específico à educação. Discentes e docentes vivenciaram uma gama de problemas como: perda de aprendizado, desigualdade digital, -adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente à essa varidade de problemas, é importante ressaltar a +adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente a essa varidade de problemas, é importante ressaltar a adaptação ao ensino remoto. As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de @@ -34,7 +34,7 @@ ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomi Além do cenário da fragilidade de dados, há também a questão da usabilidade do sistema. \textit{Google Classroom} e \textit{Microsoft Education}, foram pensados para atender o maior número de casos de uso possíveis, o que pode gerar um efeito colateral em não suprir os casos de uso específicos das instituições de ensino que os utilizam. Podemos -explicitar um desses casos de uso específico como o cenário onde uma atividade atribuída aos alunos pertence à mais +explicitar um desses casos de uso específico como o cenário onde uma atividade atribuída aos alunos pertence a mais de uma disciplina, as chamadas atividades interdisciplinares. Nesse cenário, todo o processo de entrega da atividade é feito de maneira duplicada. Não somente os casos de uso por parte dos discentes sofrem com a generalização das funcionalidades de tais sistemas, mas principalmente os docentes. Utilizar uma ferramenta que atende às necessidades diff --git a/sections/metodologia.tex b/sections/metodologia.tex index 588d888..7e82b6d 100644 --- a/sections/metodologia.tex +++ b/sections/metodologia.tex @@ -85,21 +85,21 @@ de Aula. \vfill \cleardoublepage{} -A estrutura lógica das telas prototipadas foram baseadas no sistema \textit{Google Classroom} visando +A estrutura lógica das telas prototipadas foi baseada no sistema \textit{Google Classroom} visando a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@. \subsection{Codificação do protótipo} Após a prototipação das telas principais, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação utilizando uma abordagem proposta por Andrew Hunt e David Thommas em seu livro O Programador Pragmático \cite{pragmatic-programmer} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}. -Essa abordagem é uma analogia à atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos +Essa abordagem é uma analogia a atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos no pente de munição com as balas comuns. Quando disparados, seu fósforo se acende e deixa uma trilha pirotécnica da arma até o que quer que atinjam. Se os projéteis estiverem atingindo o alvo, as balas comuns também estarão. O feedback é imediato e, já que eles operam no mesmo ambiente da munição real, os efeitos externos são reduzidos. Os projéteis luminosos no contexto do desenvolvimento do IF Salas foi necessário para validar como certos fluxos, antes prototipados no Figma, funcionariam na prática. Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado -anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incognitos e, não tinhamos uma ideia nitida +anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e, não tínhamos uma ideia nitida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que \textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares. @@ -156,7 +156,7 @@ Entretanto, a aplicação será disponibilizada de forma online no domínio \url A coleta de feedbacks foi feita de maneira informal, seguindo uma abordagem holística e participativa, envolvendo tanto discentes quanto docentes para garantir uma visão abrangente da usabilidade do software. Inicialmente, foi estabelecido um ambiente acolhedor e receptivo, incentivando os usuários -a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foi organizado também sessões de demonstração, onde os participantes puderam experimentar o software +a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foram organizadas também sessões de demonstração, onde os participantes puderam experimentar o software em situações simuladas de uso, como visualizar atividades avaliativas, por exemplo. Durante essas interações, foi observado atentamente as reações dos usuários, seus padrões de navegação e eventuais dificuldades encontradas ao utilizar o IF Salas. A coleta de feedbacks também se estendeu para além dos ambientes controlados, aproveitando oportunidades informais de conversas durante o dia a dia acadêmico. Essa abordagem multifacetada permitiu uma