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isbn = {978-0201616224},
}
@book{norman2013,
author = {Don Norman},
title = {The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition},
publisher = {Basic Books},
year = {2013},
isbn = {978-0465072996},
}
@online{git-flow,
title = {Git Flow: A successful Git branching model},
author = {Vincent Driessen},
@ -39,41 +31,3 @@
url = {https://nvie.com/posts/a-successful-git-branching-model/},
urldate = {2024-03-21},
}
@report{data-governance-in-uk-schools,
author = {Louise Hooper and Sonia Livingstone and Kruakae Pothong},
title = {Problems with data governance in UK schools: the cases of Google Classroom and ClassDojo},
institution = {Digital Futures Commission (DFC)},
year = {2022},
type = {Case Study Report},
month = {August},
}
@online{gafams-brazil-usage,
title = {Mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que
utilizam ou nao alguma solucao das GAFAMS(Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft)},
author = {Observatório Educação Vigiada},
year = {2024},
url = {https://educacaovigiada.org.br/pt/mapeamento/brasil/},
urldate = {2024-03-30},
}
@article{johnson2013,
author = {Johnson, D. R. and O'Neill, M. J. and Smith, R.},
title = {The Impact of Information Architecture on User Performance: A Study of the Usability of Information Retrieval Systems},
journal = {Journal of Usability Studies},
volume = {8},
number = {2},
pages = {56--75},
year = {2013},
}
@article{nielsen2019,
author = {Nielsen, H.},
title = {Usability in E-Learning: Enhancing the Learning Experience},
journal = {International Journal of Educational Technology},
volume = {14},
number = {1},
pages = {25--39},
year = {2019},
}

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\documentclass[12pt]{article}
\usepackage{csquotes}
\usepackage{template/sbc}
\usepackage{graphicx,url}
\usepackage{float}
@ -14,7 +13,7 @@
\sloppy
\title{IF Salas Uma plataforma de código aberto para auxiliar professores e alunos do IFMG}
\title{IF Salas Uma plataforma de ensino de código aberto para o IFMG}
\author{Leonardo A. Murça\inst{1}, Carlos A. S. Junior\inst{1}}
@ -29,39 +28,13 @@
\maketitle
\begin{abstract}
This work presents IF Salas, an open-source learning management system (LMS) specifically designed
for the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). Motivated by data privacy concerns and the limitations
of generic LMS solutions, IF Salas provides a tailored platform for IFMG's hybrid and distance learning
needs. Developed with a user-centered approach, incorporating Nielsen's usability principles and Saffer's
microinteraction techniques, IF Salas offers an intuitive and efficient experience for both students and
teachers. The implemented Minimum Viable Product (MVP) demonstrates the platform's potential to enhance
the educational experience at IFMG, with future development focusing on expanded functionality, AI-powered
personalization, and enhanced accessibility.
TODO
\end{abstract}
\begin{resumo}
Este trabalho apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido
especificamente para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Motivado por preocupações com a privacidade
de dados e as limitações de soluções genéricas de LMS, o IF Salas oferece uma plataforma personalizada para
as necessidades de ensino híbrido e a distância do IFMG. Desenvolvido com uma abordagem centrada no usuário,
incorporando os princípios de usabilidade de Nielsen e as técnicas de microinterações de Saffer, o IF Salas
proporciona uma experiência intuitiva e eficiente tanto para alunos quanto para professores. O Produto Mínimo
Viável (MVP) implementado demonstra o potencial da plataforma para aprimorar a experiência educacional no IFMG,
com o desenvolvimento futuro focado na expansão de funcionalidades, personalização impulsionada por IA e maior
acessibilidade.
\end{resumo}
\input{sections/introducao.tex}
\input{sections/referencial-teorico.tex}
\input{sections/metodologia.tex}
\input{sections/o-if-salas.tex}
\input{sections/conclusao.tex}
\input{sections/consideracoes-finais.tex}
\input{sections/agradecimentos.tex}
\printbibliography
\input{sections/apendices.tex}
\end{document}

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@ -1,7 +0,0 @@
\section{Agradecimentos}
A Deus, a minha família, à minha companheira Mariana Lisboa, à meus amigos de faculdade,
ao IFMG Campus Sabará, ao professor orientador Carlos Alberto Severiano Junior e ao colega
Arthur Terozendi, muito obrigado!
\vfill
\cleardoublepage{}

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@ -1,44 +0,0 @@
\vfill
\cleardoublepage{}
\section{Apêndices}
\subsection{Protótipos iniciais}
\label{subsec:prototipos-iniciais}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{login}
\caption{Login}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial}
\caption{Página inicial}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
\caption{Sala de aula Comunicados}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
\caption{Sala de aula Atividades}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
\caption{Sala de aula Pessoas}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{atividade-detalhes.png}
\caption{Detalhes de atividade}
\end{figure}

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@ -1,30 +0,0 @@
\section{Conclusão}
A implementação do TCC IF Salas, focada na criação de um MVP para uma plataforma de ensino exclusiva
do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), trouxe resultados promissores que apontam para o
potencial da ferramenta em atender às necessidades educacionais da instituição. O MVP, embora
ainda não esteja em produção, foi desenvolvido com sucesso e passou por uma série de testes que
validaram suas principais funcionalidades, sempre com um olhar atento à usabilidade.
Um dos principais resultados foi a validação da arquitetura técnica do IF Salas, especialmente em
termos de usabilidade. O desenvolvimento inicial demonstrou que a plataforma pode suportar um
ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, com uma interface intuitiva e fácil de navegar.
Além disso, a implementação do MVP proporcionou percepções valiosas através de feedbacks iniciais
de alunos e professores que participaram dos testes. Os participantes destacaram a facilidade de
uso da interface e a intuitividade das funcionalidades. A plataforma conseguiu criar um ambiente
propício para a postagem e submissão de atividades, com uma curva de aprendizado mínima, o que
atende aos princípios de usabilidade de Nielsen.
A curva de aprendizado foi mensurada através de testes de tarefas, nos quais os usuários foram
solicitados a realizar ações específicas na plataforma enquanto o tempo necessário para concluir
cada tarefa era registrado. Além disso, questionários de autoavaliação foram aplicados após as
sessões de teste, permitindo que os participantes indicassem o quanto se sentiram confortáveis e
confiantes ao usar a interface. Esses dados quantitativos, combinados com o feedback qualitativo
dos usuários, forneceram uma visão abrangente da curva de aprendizado e confirmaram a eficácia
do design centrado no usuário, permitindo ajustes que aprimoraram ainda mais a usabilidade da
plataforma.
Em resumo, a implementação do MVP do IF Salas mostrou que a plataforma tem grande potencial para
transformar a experiência educacional no IFMG, com foco na usabilidade. Os resultados obtidos
indicam que, com alguns ajustes baseados nos feedbacks dos usuários, o IF Salas pode evoluir para
uma solução robusta e amplamente adotada pela comunidade acadêmica do IFMG, contribuindo para uma
experiência de ensino a distância eficiente e intuitiva.

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\section{Considerações finais}
A implementação do IF Salas revelou-se uma iniciativa de grande potencial para transformar
a educação no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A criação do MVP trouxe resultados
positivos e valiosas percepções, validando a viabilidade técnica e a aceitação pelos usuários.
Com uma interface intuitiva e funcionalidades que atendem às necessidades de alunos e professores,
o IF Salas tem tudo para se tornar uma plataforma essencial no ambiente acadêmico.
Embora os resultados iniciais sejam promissores, há várias áreas onde o IF Salas pode ser aprimorado
e expandido. Futuras iterações do projeto podem incluir a integração com outras ferramentas educacionais
e plataformas de gestão acadêmica para oferecer uma experiência mais coesa e abrangente aos usuários.
A incorporação de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina também pode personalizar
a experiência de aprendizado, oferecendo recomendações de conteúdo e atividades com base no desempenho e
interesses dos alunos, como sugestões de vídeos, leituras ou exercícios adaptados ao nível de entendimento
de cada estudante, além de atividades que alinhem-se com suas preferências e objetivos acadêmicos. Há também
a possibilidade de expansão da plataforma para outros clientes, como
clientes mobile (Android e IOS).
Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de análise avançada de dados pode fornecer percepções detalhadas
sobre o desempenho dos alunos, permitindo intervenções mais eficazes e personalizadas por parte dos professores.
Também é crucial focar em aprimorar a acessibilidade da plataforma para garantir que todos os alunos,
independentemente de suas habilidades, possam utilizá-la de maneira eficaz.
O IF Salas abre também um vasto campo de possibilidades para inovação na educação. A plataforma pode servir
como um laboratório para testar novas metodologias de ensino e tecnologias emergentes, sempre com o foco em
melhorar a experiência de aprendizado dos alunos. Além disso, o uso de dados e análises avançadas pode
transformar a forma como o desempenho acadêmico é monitorado e aprimorado, proporcionando uma educação mais
personalizada e eficaz.
A utilização dos dados e metadados gerados a partir das interações com a plataforma IF Salas abre um leque de
potencialidades para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Esses dados, coletados
de maneira ética e transparente, servirão como uma poderosa ferramenta de análise e aprimoramento dos processos
de ensino mediados tecnologicamente, permitindo que educadores e alunos possam moldar a experiência educacional de
acordo com suas reais necessidades e anseios.
Diferente de muitas plataformas comerciais que visam maximizar lucros para grandes corporações, como as GAFAM,
o IF Salas tem um compromisso claro com o desenvolvimento e o fortalecimento da própria comunidade acadêmica.
Os dados extraídos das interações na plataforma podem fornecer percepções valiosas sobre o desempenho dos alunos,
a eficácia das metodologias de ensino e as áreas que necessitam de mais atenção e recursos. Essa abordagem centrada
na análise de dados possibilita a identificação de padrões de aprendizado e comportamentos, permitindo que os
educadores adaptem suas estratégias pedagógicas para melhor atender às necessidades de seus alunos.
Em resumo, o uso dos dados e metadados gerados pela plataforma IF Salas não apenas proporcionará uma base sólida
para a melhoria dos processos educacionais, mas também reforçará a autonomia da instituição em relação a soluções
externas. Com essa abordagem, o IFMG poderá construir um ambiente educacional mais inclusivo, adaptativo e alinhado
com os valores e necessidades de sua comunidade, garantindo um futuro mais promissor e sustentável para todos os
seus membros.
O IF Salas representa também uma oportunidade única para a comunidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) participar
ativamente no processo de desenvolvimento tecnológico. Essa participação não se limita apenas à contribuição de
alunos e professores com habilidades técnicas; ao contrário, ela é inclusiva e permite que todos os membros da comunidade
acadêmica, independentemente de suas formações ou áreas de atuação, contribuam de maneira significativa.
A possibilidade de criar Pull Requests (PRs) por alunos e professores é um exemplo claro de como essa colaboração pode
se manifestar. Através dessa prática, qualquer membro da comunidade pode sugerir melhorias, propor novas funcionalidades
ou realizar correções, o que não só enriquece a plataforma, mas também promove um ambiente de aprendizado prático e
inovador. A interação entre usuários e desenvolvedores fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo que os
alunos aprendam sobre desenvolvimento de software enquanto contribuem para um projeto que impacta diretamente suas
experiências educacionais.
Além disso, a plataforma será aberta à requisição de funcionalidades e ao relato de bugs, permitindo que todos os usuários,
mesmo aqueles sem conhecimentos técnicos, expressem suas necessidades e experiências. Essa abordagem colaborativa não
apenas facilita a identificação de problemas, mas também assegura que as soluções propostas sejam relevantes e
atendam às demandas reais da comunidade. O envolvimento ativo de alunos e professores na construção da plataforma assegura
que as funcionalidades implementadas estejam alinhadas com as expectativas e anseios dos usuários, tornando a experiência
de ensino e aprendizado mais eficaz e personalizada.
Com um foco contínuo na usabilidade, segurança e inovação, o IF Salas tem o potencial de se tornar uma referência
em plataformas de ensino, proporcionando uma experiência educacional rica, segura e adaptável às necessidades de
cada aluno e professor do IFMG. O IF Salas representa um marco significativo em termos de soberania nacional,
pois visa desenvolver uma plataforma de ensino exclusiva para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com foco
na autonomia e na adaptação às necessidades educacionais locais. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde muitas
instituições de ensino utilizam plataformas educacionais internacionais, é crucial que o Brasil invista em soluções
que reflitam sua cultura, suas especificidades e seus desafios.

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@ -1,53 +1,35 @@
\section{Introdução}
A pandemia de COVID-19 trouxe diversos problemas para a sociedade em que vivemos, especialmente na área da
educação. Discentes e docentes enfrentaram uma série de desafios, como a perda de aprendizado, uma vez que
muitos não tinham acesso adequado a tecnologias e internet de qualidade, além de não estarem preparados
para o autogerenciamento e a disciplina que o ensino a distância exige. Houve também problemas relacionados
à desigualdade digital e à adaptação ao ensino remoto, entre outros. Diante dessa variedade de dificuldades,
é importante destacar a importância da adaptação ao ensino remoto.
A pandemia da COVID-19 trouxe diversos problemas para a socidade em que vivemos, em específico à educação.
Discentes e docentes vivenciaram uma gama de problemas como: perda de aprendizado, desigualdade digital,
adaptação ao ensino remoto, dentre outros. De frente à essa varidade de problemas, é imporante ressaltar a
adaptação ao ensino remoto.
As instituições de ensino, com o objetivo de se adaptar à esse cenário de ensino remoto, foram em busca de
ferramentas para suprirem a necessidade de comunicação e ensino entre alunos e professores. Ferramentas como
\textit{Google Classroom, Microsoft Teams e Moodle}, foram muito utilizadas para suprirem essa necessidade. Porém, à que custo?
Google Classroom, Microsoft Teams e Moodle, foram muito utilizadas para suprirem essa necessidade. Porém, à que custo?
As EdTechs vêm conquistando um espaço cada vez maior nos dias atuais. Elas são empresas ou projetos que
utilizam tecnologia para melhorar a educação, oferecendo soluções como softwares, plataformas online e
métodos pedagógicos inovadores. O objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento, personalizar o ensino e
otimizar processos educacionais em diferentes ambientes, como escolas e cursos online. Porém, a que custo? O
relatório \textit{Problems with data governance in UK schools: the cases of Google Classroom and ClassDojo}
\cite{data-governance-in-uk-schools} realizado pela Digital Futures Comission (DFC) constatou que serviços como
o \textit{Google Classroom} e \textit{ClassDojo} utilizam de maneira indireta os dados de alunos e professores
que fazem uso de suas plataformas. O próprio relatório cita que é quase impossível descobrir quais dados são
coletados por essas EdTechs. Por exemplo: as políticas do \textit{Google Workspace for Education} mostram os vários
tipos de dados coletados pela empresa durante o uso do \textit{Google Classroom} por crianças. Uma vez combinados,
isto é suficiente para construir um perfil completo de cada criança, incluindo a sua identidade, localização,
biometria, preferências e capacidades. É quase impossível descobrir a natureza e a extensão desta recolha de dados.
Um relatório realizado pela Digital Futures Comission (DFC) constatou que serviços como o Google Classroom utiliza de
maneira indireta os dados de alunos e professores que fazem uso de sua plataforma. Por exemplo: usualmente,
professores compartilham links como material de estudo para os alunos. Porém, ao clicar nesses links compartilhados,
diversos cookies de terceiros foram identificados, colocando a privacidade de dados dos alunos em cheque. Há também
o cruzamento de dados entre a conta pessoal dos alunos e seu ambiente de estudo, pois, geralmente, os discentes acabam
utilizando contas pessoais para usufruir de serviços como o Google Classroom.
A crescente dependência das universidades brasileiras em relação às soluções das GAFAMS (Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft)
é também motivo de preocupação devido à possível perda de controle sobre dados sensíveis e estratégicos. Segundo o
\textit{mapeamento das instituições públicas de ensino superior brasileiras que utilizam ou não alguma solução das GAFAMS}
\cite{gafams-brazil-usage} realizado pelo \textit{Observatório Educação Vigiada}, 72\% das instituições brasileiras
utilizam soluções da Google e 8\% optam pelas soluções da Microsoft, o que mostra um claro domínio dessas
empresas estrangeiras no cenário educacional do país. Essa concentração em plataformas controladas por grandes
corporações estrangeiras levanta questões sobre a privacidade, segurança e soberania dos dados das instituições de
ensino, destacando a importância de buscar alternativas que promovam a autonomia tecnológica e a proteção dos interesses nacionais.
Além do cenário da fragilidade de dados, há também a questão da usabilidade do sistema. \textit{Google Classroom} e
\textit{Microsoft Education}, foram pensados para atender o maior número de casos de uso possíveis, o que pode gerar
um efeito colateral em não suprir os casos de uso específicos das instituições de ensino que os utilizam. Podemos
explicitar um desses casos de uso específico como o cenário onde uma atividade atribuída aos alunos pertence a mais
de uma disciplina, as chamadas atividades interdisciplinares. Nesse cenário, todo o processo de entrega da atividade
é feito de maneira duplicada. Não somente os casos de uso por parte dos discentes sofrem com a generalização das
funcionalidades de tais sistemas, mas principalmente os docentes. Utilizar uma ferramenta que atende às necessidades
específicas e que consequentemente facilita a gestão de aprendizado dos discentes pelos docentes é algo de grande
valor para a sociedade acadêmica.
Além do cenário da fragilidade de dados, há também a questão da usabilidade do sistema. Google Classroom e Microsoft
Teams, foram pensados para atender o maior número de casos de uso possíveis, o que gera um efeito colateral em não
suprir os casos de uso específicos das instituições de ensino que os utilizam. Podemos explicitar um desses casos de
uso específico como o cenário onde uma atividade atribuída aos alunos pertence à mais de uma disciplina, as chamadas
atividades interdisciplinares. Nesse cenário, todo o processo de entrega da atividade é feito de maneira duplicada.
Não somente os casos de uso por parte dos discentes sofrem com a generalização das funcionalidades de tais sistemas,
mas principalmente os docentes. Utilizar uma ferramenta que atende às necessidades específicas e que consequentemente
facilita a gestão de aprendizado dos discentes pelos docentes é algo de grande valor para a sociedade acadêmica.
Tendo em vista a proteção dos dados das pessoas, a melhora da usabilidade e a flexibilidade de evolução e adaptação
das funcionalidades de uma plataforma de ensino para o IFMG, propõe-se a criação do IF Salas: uma plataforma de ensino
para o IFMG de código aberto. O IF Salas tem como objetivo suprir todas as necessidades citadas anteriormente, além de
possibilitar a auditoria de todo o código fonte por qualquer pessoa ou instituição interessada, uma vez que seu código
fonte será disponibilizado publicamente. É importante exaltar que todos os objetivos de melhoria de usabilidade em relação
fonte será disponibilizado publicamente. É Importante exaltar que todos os objetivos de melhoria de usabilidade em relação
às outras plataformas de ensino foram pensadas com base em dados de pesquisas realizadas com docentes e discentes do IFMG,
o que contribui para a relevância da usabilidade dessa plataforma para a comunidade acadêmica, uma vez que é criado um senso
de colaboração na instituição de ensino. Inicialmente, o IF Salas será implementado no campus Sabará.
de colaboração na instituição de ensino.

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@ -1,7 +1,7 @@
\section{Metodologia}
O desenvolvimento deste trabalho ocorreu por meio da utilização dos recursos metodológicos descritos
desde a subseção \ref{subsec:prototipacao-do-layout} até a \ref{subsec:coleta-de-feedbacks}, presentes a seguir.
desde a subseção \ref{subsec:definicao-da-proposta-de-trabalho} até a \ref{subsec:implantacao-do-software}, presentes a seguir.
\subsection{Ferramentas utilizadas}
@ -10,7 +10,7 @@ desde a subseção \ref{subsec:prototipacao-do-layout} até a \ref{subsec:coleta
Sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto.
\item \textbf{Github}:
Plataforma de primariamente de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git.
Plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, armazenar, gerenciar e compartilhar seu código.
\item \textbf{Github Actions}:
Serviço integrado de integração contínua e implantação contínua (CI/CD) fornecido pelo GitHub. Ele permite que
@ -40,36 +40,80 @@ desde a subseção \ref{subsec:prototipacao-do-layout} até a \ref{subsec:coleta
\end{itemize}
\subsection{Definição da proposta de trabalho}
\label{subsec:definicao-da-proposta-de-trabalho}
Inicialmente, foi discutido diversas propostas para este trabalho de conclusão de curso, sendo elas:
\begin{itemize}
\item{Gerenciador de quantidade de pessoas em ambientes internos utilizando dispositivos Bluetooth;}
\item{Plataforma de Ensino para os Institutos Federais;}
\end{itemize}
Devido à complexidade e custo de desenvolvimento da primeira proposta citada acima, foi escolhida segunda proposta. A prerrogativa
da plataforma ser de código aberto teve uma forte contribuição para sua escolha.
\subsection{Prototipação do layout}
\label{subsec:prototipacao-do-layout}
Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala
de Aula.
A estrutura lógica das telas prototipadas foi baseada no sistema \textit{Google Classroom} visando
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@. As figuras do
protótipo inicial está disponível em \ref{subsec:prototipos-iniciais}.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{login}
\caption{Login}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{pagina-inicial}
\caption{Página inicial}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
\caption{Sala de aula Comunicados}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
\caption{Sala de aula Atividades}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
\caption{Sala de aula Pessoas}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{atividade-detalhes.png}
\caption{Detalhes de atividade}
\end{figure}
A estrutura lógica das telas prototipadas foram baseadas no sistema \textit{Google Classroom} visando
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG\@.
\subsection{Codificação do protótipo}
Após a prototipação das telas principais, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação utilizando uma abordagem proposta
por Andrew Hunt e David Thommas em seu livro O Programador Pragmático \cite{pragmatic-programmer} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}.
Essa abordagem é uma analogia a atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos
por Andrew Hunt e David Thommas em seu livro O Programador Pragmático \cite{pragmatic-programmer} chamada de \textit{Projéteis Luminosos}.
Essa abordagem é uma analogia à atiradores de armas de fogo que utilizam projéteis luminosos. Esses projéteis são carregados a intervalos
no pente de munição com as balas comuns. Quando disparados, seu fósforo se acende e deixa uma trilha pirotécnica da arma até o que quer
que atinjam. Se os projéteis estiverem atingindo o alvo, as balas comuns também estarão. O feedback é imediato e, já que eles operam no
mesmo ambiente da munição real, os efeitos externos são reduzidos.
No contexto do IF Salas, as "balas reais"\ representam as funcionalidades finais e completas da aplicação, ou seja, as
características e fluxos que devem ser totalmente implementados e funcionar conforme esperado para o usuário final.
Já os "projéteis luminosos"\ simbolizam as versões intermediárias ou protótipos dessas funcionalidades, que foram desenvolvidos para testar
e validar se as ideias ou fluxos funcionam na prática antes de serem totalmente desenvolvidos e integrados na aplicação.
Os projéteis luminosos também foram necessários para validar como certos fluxos, antes prototipados no Figma, funcionariam na prática.
Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado anteriormente no contexto do IFMG Sabará.
Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incógnitos e não tínhamos uma ideia nítida de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que
\textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos, a ferramenta da Google ainda era de propósito geral, e certos fluxos
comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
Os projéteis luminosos no contexto do desenvolvimento do IF Salas foi necessário para validar como certos fluxos, antes prototipados
no Figma, funcionariam na prática. Essa abordagem foi escolhida pelo fato do IF Salas ser algo que nunca foi construído e utilizado
anteriormente no contexto do IFMG Sabará. Ou seja, alguns requisitos ainda pareciam incognitos e, não tinhamos uma ideia nitida
de como o sistema funcionaria na prática. Mesmo que \textit{Google Classroom} tenha sido utilizado anteriormente em alguns contextos,
a ferramenta ainda era de propósito geral, e certos fluxos comuns não foram cobertos pela ferramenta, como por exemplo todo o fluxo
de criação, atribuição e correção de atividades interdisciplinares.
A arquitetura e organização dos arquivos do código do projeto foi estruturada seguindo as práticas mais difundidas no mercado de
desenvolvimento web utilizando o ecossistema React. Dentre essas práticas estão:
@ -80,8 +124,6 @@ desenvolvimento web utilizando o ecossistema React. Dentre essas práticas estã
\item Context API para gerenciamento de estado global;
\end{itemize}
\subsection{Versionamento de código}
Em relação à manutenção e versionamento de código, foi adotada a metodologia Git Flow \cite{git-flow} com adaptação ao contexto do IF Salas.
O Git Flow é uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em Git que define um conjunto de regras e práticas para
gerenciar o fluxo de trabalho de uma equipe de desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em dois ramos principais: master e develop.
@ -96,11 +138,11 @@ ao master e ao develop. Por fim, os ramos de hotfix são criados a partir do mas
mesclados tanto ao master quanto ao develop.
Entretanto, houve uma adaptação da metodologia Git Flow para o contexto IF Salas, sendo ela a não utilização dos ramos hotfix e release,
uma vez que não houve a implantação do software em ambiente de produção.
uma vez que não houve a implantação do software em ambiente de produção. Observe o diagrama abaixo:
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{gitflow.jpg}
\includegraphics[width=.7\textwidth]{gitflow.jpg}
\caption{Git Flow Adaptado}
\end{figure}
@ -113,14 +155,3 @@ Essa automação é um pipeline que é executado utilizando a ferramenta Github
online no domínio \url{https://ifsalas.xyz}. O mesmo pipeline é disparado quando qualquer código é integrado ao ramo de desenvolvimento (development).
Entretanto, a aplicação será disponibilizada de forma online no domínio \url{https://dev.ifsalas.xyz} para fins de testes.
\subsection{Coleta de feedbacks}
\label{subsec:coleta-de-feedbacks}
A coleta de feedbacks foi feita de maneira informal, seguindo uma abordagem holística e participativa, envolvendo tanto discentes quanto docentes
para garantir uma visão abrangente da usabilidade do software. Inicialmente, foi estabelecido um ambiente acolhedor e receptivo, incentivando os usuários
a compartilharem suas experiências de forma franca e aberta. Foram organizadas também sessões de demonstração, onde os participantes puderam experimentar o software
em situações simuladas de uso, como visualizar atividades avaliativas, por exemplo. Durante essas interações, foi observado atentamente as reações dos
usuários, seus padrões de navegação e eventuais dificuldades encontradas ao utilizar o IF Salas. A coleta de feedbacks também se estendeu para além
dos ambientes controlados, aproveitando oportunidades informais de conversas durante o dia a dia acadêmico. Essa abordagem multifacetada permitiu uma
compreensão detalhada das necessidades e expectativas dos usuários em relação à usabilidade do IF Salas, fornecendo percepções valiosas para refinamentos
futuros e melhorias contínuas.

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@ -1,389 +0,0 @@
\section{O IF Salas}
A proposta do IF Salas é ser uma plataforma inovadora de gerenciamento de aprendizagem projetada para atender às necessidades
específicas dos institutos federais, oferecendo suporte tanto para a modalidade de ensino híbrido quanto para a educação a
distância (EAD). Como um sistema de código aberto, o IF Salas ofereceria flexibilidade, personalização e segurança, permitindo que
instituições educacionais adaptem a plataforma de acordo com suas próprias necessidades e requisitos. Com uma variedade
de recursos robustos, incluindo ferramentas de colaboração, avaliação, acompanhamento do progresso do aluno e comunicação
integrada, o IF Salas permitirá educadores a fornecer experiências de aprendizagem envolventes e eficazes.
O IF Salas foi concebido como um sistema desenvolvido especificamente para atender às necessidades e particularidades
do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Esse foco reflete um entendimento profundo da cultura acadêmica da instituição,
das práticas pedagógicas de seus docentes e das demandas de seus alunos, garantindo que a plataforma esteja alinhada com o ambiente
educacional do IFMG. No entanto, essa especificidade não limita o IF Salas a um uso exclusivo dentro do IFMG; ao contrário, ela
representa um ponto de partida que pode ser adaptado e replicado em outras instituições educacionais que compartilhem desafios
ou objetivos semelhantes.
Na presente seção, serão examinados os casos de uso desenvolvidos para o IF Salas, analisando como os princípios
de Usabilidade \cite{nielsen93} e Microinterações \cite{saffer2013} se manifestam em cada contexto específico. Este estudo visa
destacar a importância da experiência do usuário (UX) na concepção e implementação eficaz de sistemas de gerenciamento de
aprendizagem, proporcionando percepções valiosas sobre como esses conceitos influenciam diretamente a interação e a satisfação do
usuário dentro da plataforma IF Salas.
É importante ressaltar que há 2 tipos de usuários no IF SALAS: professor e aluno. E cada tipo de usuário tem funcionalidades
específica. Logo abaixo estão as funcionalidades específicas do IF SALAS segmentado por tipo de usuário:
\vfill
\cleardoublepage{}
% Please add the following required packages to your document preamble:
% \usepackage{graphicx}
\begin{table}[]
\resizebox{\textwidth}{!}{%
\begin{tabular}{|c|l|}
\hline
\textbf{Tipo de usuário} &
\multicolumn{1}{c|}{\textbf{Funcionalidades}} \\ \hline
Professor &
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar atividades para corrigir em ordem decrescente de data;\\ Contabilizar a quantidade de atividades corrigidas e pendentes;\\ Iniciar videoconferência ao clique de um botão;\\ Customizar o provedor da videoconferência;\\ Listar próximas atividades a serem entregues pelos alunos;\\ Disponibilizar e editar horários de atendimento das disciplinas;\\ Postar comunicados para a turma;\\ Disponiblizar atividades para os alunos;\\ Lançar notas das atividades;\end{tabular} \\ \hline
Aluno &
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar turmas que está inscrito;\\ Listar próximas atividades a serem entregues da mais recente para mais distante;\\ Visualizar lista de comunicados dos professores;\\ Listar próximas atividades a serem entregues;\\ Visualizar horários de atendimento das disciplinas;\\ Visualizar detalhes de uma atividade, anexar arquivos a entrega e entregar a atividade.\end{tabular} \\ \hline
Ambos &
\begin{tabular}[c]{@{}l@{}}Listar informações úteis;\\ Acessar Calendário Acadêmico;\\ Acessar e editar informações do perfil;\\ Listar atividades disponibilizadas segmentadas por Provas e Trabalhos;\\ Listar pessoas que participam de cada turma;\end{tabular} \\ \hline
\end{tabular}%
}
\caption{Funcionalidades por tipo de usuário}
\label{tab:funcionalidades}
\end{table}
\subsection{Página inicial (Não logado)}
A página inicial não logada do IF Salas é um exemplo claro de design intuitivo e centrado no usuário, conforme os princípios de usabilidade de
Jakob Nielsen. O layout da página começa com um título grande alinhado à esquerda. Este título é destacado com uma fonte grande e legível,
garantindo que o propósito da plataforma seja imediatamente compreendido pelos visitantes.
Logo abaixo do título, há uma descrição detalhada que explica os principais benefícios e funcionalidades do IF Salas. Esta descrição é clara e
direta, organizada em parágrafos curtos para facilitar a leitura e a compreensão rápida, atendendo ao princípio da visibilidade do status do sistema.
Abaixo da descrição, estão dois botões lado a lado. O primeiro botão oferece a opção de login para usuários existentes, enquanto o segundo permite
que novos usuários se cadastrem na plataforma. Esses botões são bem destacados e posicionados de forma acessível, seguindo o princípio de controle
e liberdade do usuário, permitindo que eles naveguem facilmente e tomem ações conforme necessário.
À direita da tela, há uma screenshot da plataforma logada como um professor. Esta imagem mostra a interface de forma prática, oferecendo
uma visão realista das funcionalidades disponíveis. A imagem está posicionada de maneira que equilibre o layout visual, mantendo a página organizada
e esteticamente agradável, o que atende aos princípios de consistência e padrões, além de design estético e minimalista.
O design minimalista ajuda a direcionar a atenção para os elementos mais importantes, evitando distrações e sobrecarga cognitiva.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-nao-logada.png}
\caption{Página inicial (Não logado)}
\end{figure}
\subsection{Login}
Ao acessar a tela de login, o usuário é recebido com um formulário conciso, onde pode
inserir suas credenciais com facilidade. Um foco automático também é aplicado ao campo de e-mail quando
a tela é acessada, facilitando uma entrada mais rápida das credenciais. Feedbacks instantâneos são fornecidos
durante o processo de submissão de dados, alertando os usuários sobre qualquer erro cometido, enquanto a opção
de recuperação de senha está facilmente acessível para aqueles que precisam de assistência adicional.
O layout responsivo também garante uma experiência consistente em diferentes dispositivos.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{login-implementacao}
\caption{Login}
\end{figure}
\subsection{Cadastro}
Ao acessar a tela de cadastro, o usuário é guiado por um formulário claro e bem estruturado, que solicita
informações essenciais de maneira organizada e compreensível. Durante o preenchimento, feedback instantâneo
é fornecido para orientar os usuários, destacando campos obrigatórios e alertando sobre possíveis erros de
entrada de dados. Além disso, opções de validação de senha e confirmação de e-mail são implementadas
para garantir a precisão e segurança das informações fornecidas.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{cadastro-implementacao}
\caption{Cadastro}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Página inicial logado (visão do professor)}
À esquerda, temos um menu vertical que é apresentado de forma clara, destacando as opções essenciais: "Página Inicial"\,
"Informações"\ e "Calendário Acadêmico". Microinterações discretas, como realces ao passar o mouse sobre cada
item do menu, fornecem feedback instantâneo, indicando sua interatividade e facilitando a navegação do usuário.
No centro da tela, as turmas são exibidas com clareza e organização, cada uma identificada por uma cor única,
título e ano correspondente. Essa abordagem segue os princípios de Nielsen para uma identificação rápida e
eficiente de conteúdo. À direita, uma lista de cards de atividades é apresentada em ordem cronológica, da mais
próxima à data de entrega até a mais distante. Esses cards exibem detalhes essenciais, como título da atividade,
nome da turma, data de entrega e contagem de atividades corrigidas e pendentes, com cores correspondentes para
uma rápida associação visual. No topo da tela, uma toolbar personalizada recebe calorosamente o usuário logado
com uma mensagem de boas-vindas personalizada. Além disso, oferece acesso rápido às notificações não lidas e
ao perfil do usuário. O ícone de avatar, estrategicamente posicionado, permite que o usuário acesse seu perfil
ou faça logout através de um menu dropdown, seguindo as melhores práticas de usabilidade. Essas microinterações
e elementos de design harmoniosamente integrados garantem uma experiência de usuário coesa e intuitiva
na plataforma IF Salas.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-logado-professor}
\caption{Página inicial logado (visão do professor)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Sala de aula - Comunicados (visão do professor)}
O card fixo no topo foi projetado para garantir clareza e acessibilidade: a cor identificadora da turma no topo
proporciona uma rápida associação visual, seguida pelo nome da turma em destaque, oferecendo uma identificação
instantânea. Abaixo do avatar do professor, seu nome é apresentado ao lado, promovendo uma conexão pessoal e
uma experiência mais humana. As quatro abas navegáveis - "Comunicados"\, "Atividades"\, "Pessoas"\ e "Notas"\ - são
facilmente acessíveis e destacadas visualmente para facilitar a navegação entre as seções da sala de aula.
Na primeira coluna à esquerda, os cards são apresentados de forma clara e organizada, com microinterações sutis
que realçam a interatividade. Por exemplo, ao clicar no botão "Iniciar aula"\ no card da sala de aula virtual,
uma nova aba é aberta no Jitsi, proporcionando uma experiência de usuário contínua. Além disso, a capacidade de
editar o link da sala iniciada através do ícone de três pontos oferece flexibilidade ao professor. Os cards de
próximas atividades e horários de atendimento são igualmente interativos, permitindo a edição para garantir precisão
e relevância. Na segunda coluna, a caixa de texto para escrever comunicados é projetada para incentivar a comunicação
eficaz, enquanto os comunicados publicados são exibidos em cards individuais, facilitando a leitura e acompanhamento.
Essas microinterações cuidadosamente integradas, aliadas aos princípios de usabilidade de Nielsen, resultam em uma
tela de sala de aula online que é intuitiva, funcional e centrada no usuário, promovendo uma experiência de aprendizado
aprimorada para todos os envolvidos no IF Salas.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{sala-de-aula-comunicados-professor}
\caption{Sala de aula - Comunicados (visão do professor)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Sala de aula - Atividades (visão do professor)}
Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, um botão "Criar atividade", estrategicamente
posicionado à direita da tela, convida o professor a iniciar o processo de criação de uma nova atividade de forma
direta e imediata, destacando a funcionalidade de forma proeminente. Abaixo deste botão, a tela é cuidadosamente
dividida em duas seções: "Provas"\ e "Trabalhos"\. Na seção "Provas", uma lista clara e organizada apresenta as provas
em aberto, exibindo de forma distintiva o título, a data de entrega e a pontuação correspondente de cada prova. Da mesma
forma, na seção "Trabalhos", as informações são apresentadas de maneira coerente, permitindo uma rápida identificação do
título, data de entrega e pontuação dos trabalhos disponíveis. Em casos de atividades atribuídas a mais de uma disciplina,
a apresentação de duas pontuações distintas, separadas por vírgula, promove uma compreensão clara das informações, garantindo
transparência e facilitando a tomada de decisões pelos usuários. Essa abordagem centrada no usuário, aliada às microinterações
delicadas, como realces ao passar o mouse sobre os elementos interativos e transições suaves entre as seções, promove uma
experiência de navegação coesa e intuitiva, elevando a usabilidade e a satisfação do usuário na plataforma.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{sala-de-aula-atividades-professor}
\caption{Sala de aula - Atividades (visão do professor)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Sala de aula - Pessoas (visão do professor)}
Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é organizada em duas seções distintas: "Docentes"\
e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
a lista de alunos segue um padrão semelhante, com o avatar de cada aluno acompanhado de seu nome completo.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{sala-de-aula-pessoas-professor}
\caption{Sala de aula - Pessoas (visão do professor)}
\end{figure}
\subsection{Sala de aula - Notas (visão do professor)}
Essa aba foi projetada com foco em pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na usabilidade e na satisfação dos professores e alunos que a utilizam.
As microinterações desempenham um papel crucial na aba "Notas", fornecendo feedback imediato e relevante para ações específicas. Quando um professor atribui
uma nota a um aluno, uma confirmação visual instantânea, como uma mudança de cor ou a exibição de um ícone de confirmação, sinaliza que a nota foi salva com
sucesso. Esses pequenos indicadores garantem que o usuário está constantemente informado sobre o estado de suas ações. Além disso, ao passar o cursor sobre
elementos interativos, realces e animações suaves indicam a disponibilidade de ações, guiando o usuário de forma intuitiva e reduzindo a carga cognitiva.
A visibilidade do status do sistema é mantida através de atualizações em tempo real, onde mudanças nas notas ou comentários são imediatamente refletidas
na interface. Isso garante que os usuários estejam sempre cientes do que está acontecendo. A correspondência entre o sistema e o mundo real é observada
na utilização de terminologias familiares e na disposição das notas em formato de grade, facilitando a adaptação dos professores ao sistema.
A aba também proporciona um alto grau de controle e liberdade ao usuário, permitindo desfazer ações e corrigir erros facilmente. A consistência e os padrões
são mantidos com um design uniforme que segue a linha visual do IF Salas, ajudando os usuários a navegar com confiança. Para prevenir erros, a interface
inclui validações e confirmações, como avisos ao deixar campos obrigatórios em branco, garantindo a integridade dos dados.
O design minimalista da aba, com cores suaves e tipografia clara, contribui para uma experiência visual agradável e funcional, eliminando elementos
desnecessários que possam distrair os usuários. Esse foco em estética e simplicidade ajuda os professores a se concentrarem nas tarefas principais de
maneira eficiente.
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Página inicial logado (visão do aluno)}
À esquerda da interface, um menu vertical é estrategicamente posicionado, apresentando de forma clara e organizada as opções
principais, como "Página Inicial", "Informações"\ e "Calendário Acadêmico". Essa disposição favorece uma navegação fluida e
direta, garantindo que os usuários possam acessar facilmente as diferentes áreas da plataforma. No centro da tela, as turmas,
fundamentais para a organização acadêmica, são apresentadas de forma visualmente atraente e funcional. Cada turma é distintamente
identificada por uma cor única, seguida do título, iniciais e os respectivos professores responsáveis. Essa representação visual
permite uma rápida identificação das turmas e dos docentes associados a elas, promovendo uma comunicação eficaz e uma melhor
organização acadêmica. À direita da tela, a lista de cards de atividades, atribuídas ao aluno logado, é apresentada de maneira
clara e concisa. Cada card exibe informações detalhadas sobre a atividade, como título, nome da turma, data de entrega, valor da
atividade e a cor identificadora da turma. As microinterações são delicadamente integradas, proporcionando realces ao passar o
mouse sobre os elementos interativos e transições suaves entre as seções da tela. Se uma atividade estiver associada a mais de
uma disciplina, as cores correspondentes são mostradas, e cada nota é apresentada de forma clara e segmentada por vírgulas.
Essa disposição cuidadosamente planejada e a atenção aos detalhes, seguindo os princípios de usabilidade de Nielsen — como a
visibilidade do estado do sistema, a consistência e o feedback claro — e as técnicas de design de interação de Saffer, que
enfatizam a simplicidade, a usabilidade e a redução da carga cognitiva, contribuem para uma experiência de usuário coesa,
intuitiva e altamente satisfatória na plataforma IF Salas.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{pagina-inicial-logado-aluno}
\caption{Página inicial logado (visão do aluno)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Sala de aula - Comunicados (visão do aluno)}
O design do card principal é meticulosamente elaborado, começando com a cor distintiva da turma no topo, seguida pelo título
proeminente da turma. Abaixo do avatar do professor, seu nome é apresentado ao lado, facilitando uma conexão visual imediata
entre aluno e professor. Três abas navegáveis - "Comunicados", "Atividades"\ e "Pessoas"\ - são claramente dispostas, permitindo
uma navegação intuitiva e rápida pelos diferentes aspectos da sala de aula. Na primeira coluna à esquerda, os cards são organizados
de maneira coesa e acessível. O card da sala de aula virtual incorpora uma microinteração eficaz, oferecendo um botão "Entrar"\
que permite aos alunos participarem instantaneamente de uma sala de aula no Jitsi em uma nova aba, promovendo uma experiência de
entrada direta e imediata. O card de próximas atividades apresenta as tarefas pendentes de forma clara e organizada, enquanto o
card de horários de atendimento oferece uma visão rápida e fácil dos horários disponíveis para os alunos, facilitando a comunicação
com o professor.
Na segunda coluna, a lista de cards contendo os comunicados do professor é apresentada de forma ordenada, assegurando que os alunos
tenham acesso imediato às informações mais relevantes, de acordo com uma lógica de prioridade de leitura. Essa abordagem centrada
no usuário, combinada com microinterações refinadas e clareza na organização do conteúdo, resulta em uma experiência de sala
de aula online que é intuitiva e altamente funcional para os usuários do IF Salas. Estudos indicam que uma estrutura de informações
bem organizada pode aumentar a eficiência na localização de conteúdos em até 47\% (\cite{jonhson2013}), melhorando a comunicação
entre professores e alunos e contribuindo para uma maior satisfação do usuário em plataformas educacionais (\cite{nielsen2019}).
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{sala-de-aula-comunicados-aluno}
\caption{Sala de aula - Comunicados (visão do aluno)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Sala de aula - Atividades (visão do aluno)}
Além do card fixo mencionado anteriormente, a tela é habilmente dividida em duas seções distintas: "Provas"\ e "Trabalhos",
dispostas de forma clara e organizada uma abaixo da outra. Na primeira seção, uma lista de provas disponíveis para entrega
é apresentada com detalhes cruciais, incluindo título da prova, data de entrega e pontuação atribuída. Da mesma forma, na
segunda seção, uma lista de trabalhos em aberto é exibida, fornecendo informações claras sobre título, data de entrega e
pontuação associada a cada trabalho. No caso de provas ou trabalhos atribuídos a mais de uma disciplina, conhecidos como
trabalhos interdisciplinares, duas pontuações distintas são exibidas, separadas por vírgula, garantindo uma compreensão
precisa e transparente das tarefas pelos alunos. Essa abordagem cuidadosa, aliada às microinterações sutis, como realces
ao passar o mouse sobre as atividades e feedbacks visuais, promove uma navegação fluída e uma compreensão rápida das tarefas
pendentes, facilitando assim o engajamento e o progresso acadêmico na plataforma IF Salas.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{sala-de-aula-atividades-aluno}
\caption{Sala de aula - Atividades (visão do aluno)}
\end{figure}
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\cleardoublepage{}
\subsection{Sala de aula - Pessoas (visão do aluno)}
Além do card fixo que fornece informações essenciais sobre a turma, a tela é organizada em duas seções distintas: "Docentes"\
e "Discentes". Na primeira seção, a lista de professores é apresentada de forma clara e organizada, onde cada item exibe o
avatar do professor e seu nome completo ao lado. Essa apresentação permite aos usuários identificar facilmente os professores
responsáveis pela turma, promovendo uma comunicação eficaz e uma conexão mais pessoal entre docentes e alunos. Na segunda seção,
a lista de alunos segue um padrão semelhante, com o avatar de cada aluno acompanhado de seu nome completo. Essa organização
facilita a identificação dos colegas de classe e promove uma atmosfera de colaboração e engajamento entre os alunos.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{sala-de-aula-pessoas-aluno}
\caption{Sala de aula - Pessoas (visão do aluno)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Detalhes da atividade (visão do aluno)}
No topo da tela, o título da atividade é enfatizado, enquanto a cor e o nome da sala de aula são exibidos lado a lado, fornecendo
uma identificação visual imediata. Logo abaixo, a pontuação da atividade e a data de entrega são apresentadas de forma clara e
legível incluindo informações detalhadas como o dia da semana, dia do mês e horário limite para entrega, garantindo uma compreensão
precisa dos requisitos da tarefa. Uma linha visualmente distinta marca a separação entre esses detalhes e a descrição da atividade
em texto rico, que fornece informações detalhadas sobre a tarefa em questão, promovendo uma compreensão completa do seu propósito e
objetivos. Outra linha claramente definida indica a transição para uma área interativa, onde os usuários podem facilmente arrastar e
soltar arquivos para anexar à atividade, uma interação que é intuitiva e fluida. Além disso, os usuários têm a opção de clicar na
área para selecionar e anexar arquivos, proporcionando flexibilidade e comodidade durante o processo. Após anexar um arquivo, seu
nome e tamanho em bytes são exibidos de forma organizada para referência do usuário, permitindo uma verificação rápida e fácil.
Finalmente, um botão de ação claramente identificado permite que os usuários entreguem a atividade de forma direta e sem complicações,
encerrando o processo de interação de maneira eficiente.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{detalhes-atividade-aluno}
\caption{Detalhes da atividade (visão do aluno)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Informações (visão do aluno)}
A tela de Informações do IF Salas é cuidadosamente projetada para fornecer aos usuários acesso rápido e organizado a uma variedade de recursos
úteis e informações essenciais. A principal característica desta tela são os accordions de perguntas frequentes, que permitem aos usuários
expandir e contrair seções de perguntas comuns para obter respostas detalhadas de forma eficiente. Cada pergunta é apresentada de forma clara
e concisa, e ao clicar, os usuários podem visualizar as respostas correspondentes, facilitando a obtenção de informações relevantes de maneira
rápida e direta.
A principal microinteração desse componente de perguntas frequentes com accordions começa com o gatilho que ocorre quando o usuário clica
em uma pergunta, indicando sua intenção de buscar mais informações. As regras definem que, ao clicar, a resposta correspondente deve se expandir,
enquanto as outras respostas se fecham, organizando o conteúdo de maneira eficiente e minimizando a desordem visual. O feedback é crucial,
manifestando-se através de animações suaves que ilustram a expansão da resposta e a mudança de ícones, como setas que indicam se a resposta
está aberta ou fechada, o que ajuda o usuário a compreender rapidamente o estado da interação. Por fim, o loop e os modos permitem que o
usuário repita a interação à vontade, abrindo e fechando respostas conforme necessário, o que contribui para uma navegação contínua e
adaptativa. Assim, as microinterações nos accordions não apenas melhoram a usabilidade do componente, mas também criam uma experiência de
usuário mais satisfatória e engajadora, facilitando o acesso às informações desejadas de forma intuitiva.
Além dos accordions de perguntas frequentes, a tela de Informações também apresenta uma série de cards, cada um fornecendo detalhes e links
úteis para diferentes setores e recursos do IFMG. Cada card é projetado para destacar visualmente o setor ou recurso em questão,
com ícones ou imagens representativas para melhorar a identificação e a compreensão. Os cards contêm informações relevantes, como detalhes
de contato, horários de funcionamento e links para páginas específicas ou recursos online.
Essa abordagem de design facilita aos usuários encontrar rapidamente informações importantes sobre diversos aspectos da universidade, desde
serviços administrativos até recursos acadêmicos e de suporte. Combinando accordions intuitivos de perguntas frequentes com cards informativos
e visualmente atraentes, a tela de Informações do IF Salas oferece uma experiência de usuário completa e eficaz para os membros da
comunidade acadêmica.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=1\textwidth]{informacoes-aluno}
\caption{Informações (visão do aluno)}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage{}
\subsection{Licença}
Para o IF Salas, uma licença copyleft, como a GPL (GNU General Public License), seria uma escolha alinhada com propósito do projeto: promover um
ambiente colaborativo e aberto, onde a comunidade do IFMG e outros interessados possam contribuir para a plataforma de forma livre e contínua.
Licenças copyleft, como a GPL, protegem o código contra o fechamento por terceiros, assegurando que ele e qualquer desenvolvimento futuro
incluindo forks e melhorias feitas por outros desenvolvedores permaneçam sempre abertos e acessíveis.
Essa característica de "proteção da liberdade" é fundamental para projetos que visam à colaboração de uma comunidade acadêmica diversa, como
é o caso do IFMG. A escolha de uma licença copyleft não só potencializa o espírito colaborativo, permitindo que alunos, professores e outros
colaboradores contribuam sem restrições, mas também impede que empresas ou organizações externas possam privatizar o código no futuro. Assim,
mesmo se a plataforma for adquirida por terceiros, a licença GPL garantiria que o desenvolvimento continuasse de maneira aberta, garantindo
o acesso livre a todas as inovações.
Optar pela GPL também reforça o compromisso do projeto com a independência e a sustentabilidade tecnológica. A liberdade de estudar, modificar
e distribuir o software é preservada, estimulando o desenvolvimento comunitário e pedagógico, valores centrais para a visão do IFMG. Dessa forma,
a licença GPL assegura que o IF Salas permaneça uma ferramenta de soberania tecnológica, onde o conhecimento gerado pela própria comunidade seja
continuamente devolvido a ela, incentivando um ecossistema educacional mais inclusivo e colaborativo. Em resumo, embora uma licença ainda não
tenha sido definida, a GPL seria a escolha mais adequada para uso futuro.
\vfill
\cleardoublepage{}

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@ -1,14 +1,8 @@
\section{Referencial Teórico}
\subsection{Usabilidade}
Segundo Nielsen \cite{nielsen93}, a interação entre o usuário e o sistema é o processo pelo qual o usuário
compreende, navega e recebe feedback das interfaces, visando realizar tarefas de forma eficaz e intuitiva.
A usabilidade está diretamente relacionada à interação, pois se estabelece como um critério essencial de
qualidade ao determinar o quão bem o usuário consegue se comunicar e operar no sistema para atingir seus
objetivos de maneira eficiente e satisfatória.
Nielsen \cite{nielsen93} também define que usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de
uma interface de usuário. Ela tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
De acordo com Nielsen \cite{nielsen93}, usabilidade não é uma propriedade única e unidimensional de uma interface
de usuário. A usabilidade tem vários componentes e está tradicionalmente associada à cinco atributos de
usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, erros e satisfação.
\begin{itemize}
@ -20,15 +14,15 @@ usabilidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorizaçã
a usá-lo, possa tirar um alto nível de produtividade.
\item \textbf{Facilidade de memorização:}
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuários
O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador
se recorde como usá-lo;
\item \textbf{Erros:}
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os usuários os cometam e, se o
O sistema deve ter um baixo índice de erros para evitar que os utilizadores os cometam e, se o
cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior. Além disso, erros catastróficos não devem ocorrer.
\item \textbf{Satisfação:}
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização.
O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização.
\end{itemize}
@ -37,42 +31,22 @@ Dan Saffer \cite{saffer2013} define microinterações como interações pequenas
interações são frequentemente encontradas em interfaces maiores e são projetadas para fornecer feedback ao usuário sobre suas
ações ou para incentivá-lo a realizar uma ação específica.
Uma microinteração é composta por quatro partes: gatilhos, que iniciam a ação; regras, que definem como ela funciona; feedback,
que é a resposta visível gerada pelas regras; e loops e modos, que são ajustes que garantem a continuidade ou adaptação da
microinteração conforme o contexto. Os modos, em particular, são variações das regras iniciais, ou "meta-regras", que adaptam
a interação a diferentes condições ou estados. Por exemplo, um botão de "curtir" pode ter um modo "curtido" ou "não curtido",
com cada modo apresentando um feedback visual diferente para refletir o estado atual da interação.
Uma microinteração é composta de quatro partes: gatilhos que a iniciam, regras que determinam como ela funciona, feedback
que as regras geram e os loops e modos que compõem suas meta-regras.
Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. A partir desse ato, as seguintes
partes da microinteração ocorrem:
Um exemplo de microinteração é o ato de enviar uma mensagem em um aplicativo de mensagens como o WhatsApp.
\begin{itemize}
\item \textbf{Gatilho:}
A microinteração começa quando o usuário toca no botão "enviar" após digitar uma mensagem.
O gatilho para essa microinteração é quando o usuário toca no botão enviar após digitar uma mensagem.
\item \textbf{Regras:}
As regras estabelecem que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres permitido e não deve conter conteúdo bloqueado ou proibido pelo sistema.
As regras para esta microinteração são que a mensagem deve estar dentro do limite de caracteres e não deve conter nenhum conteúdo proibido.
\item \textbf{Feedback:}
O feedback ocorre em etapas visuais que informam o status da mensagem enviada:
\begin{itemize}
\item{Um ícone de relógio indica que a mensagem ainda está em processo de envio.}
\item{Um único check aparece quando a mensagem foi enviada para o servidor com sucesso.}
\item{Um double check surge quando a mensagem é entregue ao dispositivo do destinatário.}
\item{O double check muda para azul quando a mensagem é lida pelo destinatário, finalizando o processo de feedback visual da microinteração.}
\end{itemize}
O feedback para esta microinteração é fornecido por meio de dicas visuais, como uma marca de seleção indicando que a mensagem foi enviada
com sucesso ou uma mensagem de erro se houve um problema no envio da mensagem.
\item \textbf{Loop:}
O loop permite que o usuário repita o envio de mensagens quantas vezes desejar enquanto utiliza o aplicativo. Os modos, ou meta-regras, alteram o feedback conforme o status da mensagem (enviada, entregue, lida), mudando o ícone exibido e ajustando a interação ao estado atual da mensagem.
O loop dessa microinteração é que o usuário pode repetir o processo de digitação e envio de mensagens quantas vezes quiser até decidir sair do app.
\end{itemize}
\subsection{Experiência de usuário (UX)}
A experiência do usuário (UX) pode ser definida como a soma das percepções e respostas de um usuário durante o uso de um produto,
sistema ou serviço. Segundo Don Norman \cite{norman2013}, a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário
final com a empresa, seus serviços e seus produtos. Norman enfatiza que a experiência do usuário vai além da usabilidade e inclui
fatores como a estética, o valor percebido e a emoção que o produto evoca no usuário. Essa definição destaca a importância de
considerar não apenas a funcionalidade, mas também a satisfação e a percepção do usuário ao projetar interfaces e produtos.