\section{Metodologia} O desenvolvimento deste trabalho ocorreu por meio da utilização dos recursos metodológicos descritos desde a subseção 3.2 até a 3.7, presentes a seguir. \subsection{Ferramentas utilizadas} \begin{itemize} \item \textbf{Git}: Sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto. \item \textbf{Github}: Plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, armazenar, gerenciar e compartilhar seu código. \item \textbf{Github Actions}: Serviço integrado de integração contínua e implantação contínua (CI/CD) fornecido pelo GitHub. Ele permite que os desenvolvedores automatizem fluxos de trabalho, incluindo construção, teste e implantação de aplicativos diretamente em seus repositórios GitHub. \item \textbf{React}: Biblioteca JavaScript \textit{front-end} gratuita e de código aberto para construir interfaces de usuário baseadas em componentes. \item \textbf{Figma}: Applicação web colaborativa para design de interface. \item \textbf{Taiga}: Sistema de gerenciamento de projetos gratuito e de código aberto para startups, desenvolvedores ágeis e designers. \item \textbf{Jitsi}: Uma coleção de aplicativos multiplataforma de voz, videoconferência e mensagens instantâneas gratuitos e de código aberto para a plataforma Web, Windows, Linux, macOS, iOS e Android. \item \textbf{Material Design}: \textit{Design System} desenvolvido pelo Google para criar interfaces visuais consistentes, modernas e intuitivas em aplicativos e websites. Caracterizado por elementos tridimensionais, sombras e animações suaves, o Material Design visa proporcionar uma experiência de usuário coesa em diferentes dispositivos e plataformas. \item \textbf{Visual Studio Code (VS Code)}: Um editor de código otimizado para criar e depurar aplicativos modernos da Web e da nuvem. \end{itemize} \subsection{Definição da proposta de trabalho} Inicialmente, foi discutido diversas propostas para este trabalho de conclusão de curso, sendo elas: \begin{itemize} \item{Gerenciador de quantidade de pessoas em ambientes internos utilizando dispositivos Bluetooth;} \item{Plataforma de Ensino para os Institutos Federais;} \end{itemize} Devido à complexidade e custo de desenvolvimento da primeira proposta citada acima, foi escolhida segunda proposta. A prerrogativa da plataforma ser de código aberto teve uma forte contribuição para sua escolha. \subsection{Prototipação do layout} Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala de Aula. \begin{figure}[ht] \centering \includegraphics[width=.7\textwidth]{login} \caption{Login} \end{figure} \begin{figure}[ht] \centering \includegraphics[width=.7\textwidth]{pagina-inicial} \caption{Página inicial} \end{figure} \begin{figure}[ht] \centering \includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-comunicados} \caption{Sala de aula – Comunicados} \end{figure} \begin{figure}[ht] \centering \includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-atividades} \caption{Sala de aula – Atividades} \end{figure} \begin{figure}[ht] \centering \includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-pessoas} \caption{Sala de aula – Pessoas} \end{figure} \vfill \cleardoublepage \begin{figure}[ht] \centering \includegraphics[width=.7\textwidth]{atividade-detalhes.png} \caption{Detalhes de atividade} \end{figure} A estrutura lógica das telas prototipas foram baseadas no sistema \textit{Google Classroom} visando a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do IFMG.