undegraduate-thesis/sections/metodologia.tex
2024-02-11 23:02:59 -03:00

101 lines
3.7 KiB
TeX
Raw Blame History

This file contains ambiguous Unicode characters

This file contains Unicode characters that might be confused with other characters. If you think that this is intentional, you can safely ignore this warning. Use the Escape button to reveal them.

\section{Metodologia}
O desenvolvimento deste trabalho ocorreu por meio da utilização dos recursos metodológicos descritos
desde a subseção 3.2 até a 3.7, presentes a seguir.
\subsection{Ferramentas utilizadas}
\begin{itemize}
\item \textbf{Git}:
Sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto.
\item \textbf{Github}:
Plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, armazenar, gerenciar e compartilhar seu código.
\item \textbf{Github Actions}:
Serviço integrado de integração contínua e implantação contínua (CI/CD) fornecido pelo GitHub. Ele permite que
os desenvolvedores automatizem fluxos de trabalho, incluindo construção, teste e implantação de aplicativos
diretamente em seus repositórios GitHub.
\item \textbf{React}:
Biblioteca JavaScript \textit{front-end} gratuita e de código aberto para construir interfaces de usuário baseadas em componentes.
\item \textbf{Figma}:
Applicação web colaborativa para design de interface.
\item \textbf{Taiga}:
Sistema de gerenciamento de projetos gratuito e de código aberto para startups, desenvolvedores ágeis e designers.
\item \textbf{Jitsi}:
Uma coleção de aplicativos multiplataforma de voz, videoconferência e mensagens instantâneas gratuitos e de código aberto para a
plataforma Web, Windows, Linux, macOS, iOS e Android.
\item \textbf{Material Design}:
\textit{Design System} desenvolvido pelo Google para criar interfaces visuais consistentes, modernas e intuitivas em
aplicativos e websites. Caracterizado por elementos tridimensionais, sombras e animações suaves, o Material Design visa
proporcionar uma experiência de usuário coesa em diferentes dispositivos e plataformas.
\item \textbf{Visual Studio Code (VS Code)}:
Um editor de código otimizado para criar e depurar aplicativos modernos da Web e da nuvem.
\end{itemize}
\subsection{Definição da proposta de trabalho}
Inicialmente, foi discutido diversas propostas para este trabalho de conclusão de curso, sendo elas:
\begin{itemize}
\item{Gerenciador de quantidade de pessoas em ambientes internos utilizando dispositivos Bluetooth;}
\item{Plataforma de Ensino para os Institutos Federais;}
\end{itemize}
Devido à complexidade e custo de desenvolvimento da primeira proposta citada acima, foi escolhida segunda proposta. A prerrogativa
da plataforma ser de código aberto teve uma forte contribuição para sua escolha.
\subsection{Prototipação do layout}
Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala
de Aula.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{login}
\caption{Login}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{pagina-inicial}
\caption{Página inicial}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
\caption{Sala de aula Comunicados}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
\caption{Sala de aula Atividades}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
\caption{Sala de aula Pessoas}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{atividade-detalhes.png}
\caption{Detalhes de atividade}
\end{figure}
A estrutura lógica das telas prototipadas foram baseadas no sistema \textit{Google Classroom} visando
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do
IFMG.