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\section{Metodologia}
O desenvolvimento deste trabalho ocorreu por meio da utilização dos recursos metodológicos descritos
desde a subseção 3.2 até a 3.7, presentes a seguir.
\subsection{Ferramentas utilizadas}
\begin{itemize}
\item \textbf{Git}:
Sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto.
\item \textbf{Github}:
Plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, armazenar, gerenciar e compartilhar seu código.
\item \textbf{Github Actions}:
Serviço integrado de integração contínua e implantação contínua (CI/CD) fornecido pelo GitHub. Ele permite que
os desenvolvedores automatizem fluxos de trabalho, incluindo construção, teste e implantação de aplicativos
diretamente em seus repositórios GitHub.
\item \textbf{React}:
Biblioteca JavaScript \textit{front-end} gratuita e de código aberto para construir interfaces de usuário baseadas em componentes.
\item \textbf{Figma}:
Applicação web colaborativa para design de interface.
\item \textbf{Taiga}:
Sistema de gerenciamento de projetos gratuito e de código aberto para startups, desenvolvedores ágeis e designers.
\item \textbf{Jitsi}:
Uma coleção de aplicativos multiplataforma de voz, videoconferência e mensagens instantâneas gratuitos e de código aberto para a
plataforma Web, Windows, Linux, macOS, iOS e Android.
\item \textbf{Material Design}:
\textit{Design System} desenvolvido pelo Google para criar interfaces visuais consistentes, modernas e intuitivas em
aplicativos e websites. Caracterizado por elementos tridimensionais, sombras e animações suaves, o Material Design visa
proporcionar uma experiência de usuário coesa em diferentes dispositivos e plataformas.
\item \textbf{Visual Studio Code (VS Code)}:
Um editor de código otimizado para criar e depurar aplicativos modernos da Web e da nuvem.
\end{itemize}
\subsection{Definição da proposta de trabalho}
Inicialmente, foi discutido diversas propostas para este trabalho de conclusão de curso, sendo elas:
\begin{itemize}
\item{Gerenciador de quantidade de pessoas em ambientes internos utilizando dispositivos Bluetooth;}
\item{Plataforma de Ensino para os Institutos Federais;}
\end{itemize}
Devido à complexidade e custo de desenvolvimento da primeira proposta citada acima, foi escolhida segunda proposta. A prerrogativa
da plataforma ser de código aberto teve uma forte contribuição para sua escolha.
\subsection{Prototipação do layout}
Nesta etapa foram feitos protótipos das telas principais do sistema: Página Inicial, Informações, Calendário Acadêmico, Login e Sala
de Aula.
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{login}
\caption{Login}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{pagina-inicial}
\caption{Página inicial}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-comunicados}
\caption{Sala de aula Comunicados}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-atividades}
\caption{Sala de aula Atividades}
\end{figure}
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{turma-detalhes-pessoas}
\caption{Sala de aula Pessoas}
\end{figure}
\vfill
\cleardoublepage
\begin{figure}[ht]
\centering
\includegraphics[width=.7\textwidth]{atividade-detalhes.png}
\caption{Detalhes de atividade}
\end{figure}
A estrutura lógica das telas prototipas foram baseadas no sistema \textit{Google Classroom} visando
a facilidade de uso por parte dos usuários, uma vez que a ferramenta é bem difundida no ambiente acadêmico do
IFMG.